× Home Histórico Serviços Partituras Artigos Aulas de Canto Coral Voz e Arte Oficina Coral Coral Sintonia

Técnica Vocal

CONCEITOS E FUNDAMENTOS
Maestro Paulo Rowlands
BAIXAR VERSÃO EM PDF

O que é TÉCNICA VOCAL?

Técnica Vocal é o condicionamento físico para o uso da voz.
         Cantar é uma atividade física. Analogamente, uma atividade física em específico corresponde ao tipo de música que se deseja cantar, enquanto que o condicionamento físico comum e necessário para qualquer atividade física corresponde à prática da técnica vocal. Em outras palavras, a técnica vocal e seu desenvolvimento são os mesmos, independentemente da música que será cantada.
         No treino, ou na prática do condicionamento físico, desenvolvemos:
  1. resistência,

  2. força,

  3. velocidade,

  4. flexibilidade,

  5. coordenação (destreza).
         O mesmo ocorre com a voz. No treino vocal, ou na prática da técnica vocal, desenvolvemos:
  1. resistência vocal,

  2. força muscular das pregas vocais e musculatura abdominal relacionada à produção vocal,

  3. velocidade na produção das notas musicais e de movimentos corporais repetitivos relacionados à prática vocal,

  4. flexibilidade da musculatura das pregas vocais,

  5. destreza na coordenação motora do uso das pregas vocais, da prensa abdominal e de todo o conjunto de ações corporais relacionadas à produção vocal.
         O desenvolvimento de técnica vocal pode ser feito através de exercícios de respiração e exercícios vocais. Os exercícios vocais são feitos comumente com os famosos vocalizes. Os vocalizes são pequenas melodias pensadas para para o desenvolvimento de determinadas ações vocais em particular. Nos ensaios de corais, os vocalizes são usados geralmente no início dos mesmos, como um “aquecimento” para a voz, embora muitos corais pratiquem vocalizes com maior dedicação de tempo, como numa aula de técnica vocal.
         Os vocalizes, para efetivamente desenvolverem as capacidades físicas da voz, precisam ser praticados regularmente, em seções curtas em tempo, mas diárias (ideal) ou em alguns dias da semana, repetidamente.
         IMPORTANTE: não é saudável fazer vocalizes por muito tempo ininterrupto (assim como não se deve fazer exercícios físicos por horas ininterruptas). Estas práticas devem ser feitas em períodos curtos de tempo, todos os dias ou alguns dias por semana.



Outros artigos relacionados

Ações corporais que compõem a voz
A Respiração para o cantor